quarta-feira, 6 de abril de 2011

Imunogenos e Antigenos

Imunógeno
Uma substância que induz uma resposta imune específica.
Antígeno
Uma substância que reage com os produtos de uma resposta imune específica.

Antígenos e anticorpos

Na superfície das células de uma pessoa existem certas moléculas que funcionam como uma espécie de crachá para diferenciá-las das células de outras pessoas ou de organismos estranhos.

Essas moléculas são chamadas genericamente de antígenos.
É através desses antígenos que nosso organismo consegue distinguir o que é seu próprio e o que é estranho. Assim, a injeção de células de um indivíduo na circulação de outro, como é o caso nas transfusões sanguíneas, pode desencadear os mecanismos do sistema de defesa (sistema imunológico) se o sangue do doador não for compatível com o sangue do receptor.
Ou seja,certas células (linfócitos) do sistema imunológico são capazes de fabricar e liberar substâncias conhecidas por anticorpos cuja tarefa é tentar eliminar os antígenos invasores ligando-se a eles.
No caso do sangue, essas ligações provocam a aglutinação das células vermelhas e, por conseqüência, oclusão de vasos. Aglutinadas, as células vermelhas não conseguem se deslocar pelo corpo. Isso bloqueia a distribuição de oxigênio e a pessoa corre sério risco de vida.
A especificidade dos anticorpos pelos antígenos é similar àquela das enzimas pelos seus substratos e dos receptores pelos seus hormônios ou neurotransmissores.

FATORES QUE INFLUENCIAM A IMUNOGENICIDADE

Contribuição do Imunógeno:
Estranheza;
Tamanho;
Composição Química;
Forma física;
Degradabilidade;

sexta-feira, 11 de março de 2011

Órgãos Linfóides Secundários

Os órgãos linfoides secudários são  os que efetivamente participam da resposta imune seja ele humoral ou celular.as células presentes nesse tecido tiveram origem dos órgãos primarios que migram pela circulação e atingem os tecidos.
                                 
 Linfonodos
São órgãos pequenos sua forma é parece com um feijão,eles aparecem em meio trajeto de vasos linfáticos.
Normalmente els ficam agrupados na superficie e na profundidade nas partes que ficam próximo aos membros,como axilas,na região inguinal no pescoço entre outros locais.ele também pode ser encontrato ao redor de grandes vasos do organismo.
-Os linfonodos são órgãos de uma parte convexa.
-Estão compeltamente vazios de células linfoides em individuos com imunodeficiência combinada grave,pois ocorre um ausência generalizada de linfocitos B e T.
=>É importante saber que a respota imune que se desenvolve nos linfonodos  dependendo do antígeno,faz com que os linfonodos aumentem de tamanho devido a grnade proliferção de linfócitos.
e eses processo de hipertrofia dos linfonodos é cgamado de adenite ou linfanedite,então quando o processo é bem patológico e específico,o linfonodo pode crescer muitoou seja ter um crescimento exagerado que nesse caso é chamdo de adenomegalia.

Baço            
É um órgão maciço avermelhado,sua consistência é gelatinosa ,situado no quatrante superior esquerdo do abdômen.Ele é o maior órgão linfatico secundário e sua função imunologica a liberação de linfocitos B e T,plamocitos e outras células maduras e capazes de realizar  uma resposta imune para o sangue e não para a linfa.                      

sábado, 19 de fevereiro de 2011

Imunologia doa órgãos linfoides primarios



Timo
É um órgão linfático que se localiza no tórax,do lado anteior do coração.sendo dividido em dois lobos,diteito e esquerdo.é revestido por uma cápsula que é fibrosa,e quando ele vai penetrando pêlo parêquima timico e assim ira formar septos conjuntivos que dividira os lobos em inumeros lóbulos.E sua função é promover a maturação de linfocito T, que vinheram da médula ossea até o estagio de pró-linfócitos que vão para outros tecidos linfócitos,onde iram se tornar ativos a resposta imune.
Medula Óssea
É composta por células reticular,que são associadas ás fibras reticulares que unidas dão o aspecto esponjosoda medula  e sua funçao é sustentadora e indispensável ao desenvolvimentoda células que participam hematopoiese.

sexta-feira, 11 de fevereiro de 2011

Fagocitose e Opsonisação na resposta natural

   A Fagocitose é um mecanismo importantissimo de nosso organismo que o protege contra a invasão de agentes causadores de doenças.

Opsonisação ajuda no processo do sistema imunologico,pelo fato de fixar os opsoninas  ou algumas partes da superficie bacteriana,dessa forma ele permite a fagocitose.